quarta-feira, 8 de junho de 2011

4- Como incentivar as poupança das famílias ?


A IMPORTÂNCIA DA POUPANÇA, TAXAS DO IRS E OS BENEFÍCIOS FISCAIS( VER OPINIÕES DO LEITOR)

 *   Existem muitas formas de incentivar a poupança e desincentivar o consumo. A mais óbvia é a subida do IVA e/ou ISV para determinados artigos de luxo e essencialmente importados. Mas penso que outras medidas poderiam ser tomadas, tal como já defendi no passado. Por exemplo, acho que os agregados familiares que apliquem uma boa parte do seu rendimento em poupança/investimento, deveriam beneficiar de uma aumento dos benefícios fiscais. Por outro lado, os agregados que utilizem parte do seu rendimento para aquisição de bens de luxo, essencialmente importados, acima de determinado valor, deveriam ser penalizados com perda do direito aos benefícios fiscais, incluindo despesas de saúde, seguros, etc…


        *  Voltando ao nosso exemplo, a família que tivesse poupado os €80.000,00, teria direito a um aumento dos benefícios fiscais que lhe permitiria reduzir a  taxa efectiva do IRS. A que optasse pela aquisição do bem de luxo, em virtude da perda ao direito aos benefícios fiscais, passaria a pagar uma taxa efectiva mais alta.
Na prática, uma medida deste tipo, faria com que as famílias ponderassem mais a compra de uma viatura – ou bem – tão cara, optando, porventura, pela compra de uma mais barata e a aplicação em poupança do restante dinheiro. Comparativamente ao aumento do ISV, por exemplo, uma medida deste tipo poderia ter um impacto dissuasor mais forte nas famílias.
   *  Só aplicaria uma medida deste tipo à compra de bens novos e/ou importados usados, para permitir a “liquidez” do mercado de usados nacional, o que teria um impacto positivo no aproveitamento dos bens existentes.
Ressalvo, que considero estas medidas positivas tendo em conta a conjuntura nacional. Numa situação normal, sou favorável à abertura dos mercados e redução o mais possível dos impostos.

FAQ DO IRS

fonte de apoio

1 comentário: